4.4.03

Uma das ideias e falar de fisica tambem. E o que eu faco e sei, um pouco. Os fisicos me perdoem as simplificacoes, os nao-fisicos me perdoem as complicacoes. Como acabei de dar uma aula particular de relatividade para minhas alunas gatissimas da monitoria de fisica 4, vamos a ela. A relatividade.
Basicamente: Nos vemos o mundo todo errado, cheio de confusoes. O mundo nao tem relogios acertados a todo momento, mesmo aqueles suicos, feitos de aco e tudo mais. tambem nao tem reguas, nao adianta usar a fita metrica da mamae ou a melhor regua de precisao, todas estao confusas.
Quer dizer que nao podemos medir o tempo e o espaco? Nao!!! Podemos, mas sempre temos que olhar no velocimentro. Sempre que estivermos chegando perto da velocidade da luz, relogios, reguas, tudo que mede tempo e espaco fica diferente.
Basicamente os relogios vao mais devagar e as reguas ficam menores! O tempo da prova fica maior e o sapato apertado passa a caber no pe!
Mas porque a velocidade da luz? E como essas medidas ficam diferentes? Vou pensar num jeito de explicar isso. Mas tenho que lembrar que isso so acontecese para quem olha vc correndo a velocidade da luz, vc ve o seu sapato e o seu relogio iguais, mas me ve diferente, pq sou eu que estou passando rapido por voce. Confuso? Vou pensar. Calma.